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    ESCOLA MUNICIPAL:
  MARIA VIEIRA BARBOSA  | 
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   ANO: 9º   | 
  
    DATA: 09 A
  13 DE AGOSTO  | 
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   IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: TURMA:
  905 2º BIMESTRE  | 
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   PROFESSOR: CÁTIA SIRLENE MUNIZ  | 
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   COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA
  PORTUGUESA  | 
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   OBJETOS DE CONHECIMENTO: INTRODUÇÃO - INTERTEXTUALIDADE  | 
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  HABILIDADES  (EF89LP32) Analisar os efeitos de sentido
  decorrentes do uso de mecanismos de intertextualidade (referências, alusões,
  retomadas) entre os textos literários, entre esses textos literários e outras
  manifestações artísticas (cinema, teatro, artes visuais e midiáticas,
  música), quanto aos temas, personagens, estilos, autores etc., e entre o
  texto original e paródias, paráfrases, pastiches, trailer honesto,
  vídeos-minuto, vidding, dentre outros.
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   CARGA HORÁRIA: 4 horas                                     | 
  
   DIA (S) DA (S) SEMANA: SEGUNDA-
  FEIRA 09/08- 1º E 2º HORÁRIOS                                            QUARTA-FEIRA  11/08- 1º E 2º HORÁRIOS                                                                                                         
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   ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: FAÇA AS
  ATIVIDADES NO CADERNO  | 
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Intertextualidade
   A intertextualidade é um recurso utilizado
entre textos que estabelece um diálogo entre eles, sejam da mesma natureza ou
não (por exemplo, a intertextualidade entre um texto escrito e um texto
visual).
   Ela é
muito empregada na literatura, na música, na pintura, na televisão, bem como na
linguagem coloquial, visto que, muitas vezes, estamos criando um texto ao
referir-se a outro.
   Para que a
intertextualidade ocorra, é necessário a existência de um texto que influencie
a produção deste, denominado de “texto-fonte”, ou seja, aquele em que o autor
se inspirou para fazer referência.
   Em resumo, a
intertextualidade é a criação de um texto a partir de outro já existente.
Intertextualidade
explícita e implícita
A intertextualidade pode ser apresentada de forma direta (explícita) ou indireta (implícita):
·        
Implícita: não há relação direta com o texto
fonte nem outras coisas que o identifiquem.
·        
Explícita: há relação direta com o texto e
elementos com o texto fonte.
Tipos de intertextualidade
·        
Alusão: faz referência a elementos de
outros textos de maneira indireta, ou seja, implícita.
·        
Citação: quando é acrescentado partes de
outros textos em uma produção textual, o que gera a intertextualidade direta.
·        
Epígrafe: complemento de parágrafo ou
frase no texto produzido que se relaciona com outro.
·        
Paráfrase: recriação de um texto com a mesma
ideia do texto fonte.
·        
Paródia: a paródia é a subversão de um texto
original, de maneira crítica ou satírica.
·        
Bricolagem: criação de um texto a partir de
elementos retirados de outros.
·        
Sample: músicas, textos utilizados como base
para outras novas produções.
·        
Pastiche: vários tipos de manifestações em uma
mesma obra.
ATIVIDADE
Leia e depois responda à pergunta:
1. A publicidade está interagindo com outro texto, que é
a) uma música.
b) um filme.
c) uma animação.
d) uma imagem.
Leia o texto para responder à questão:
2. Essa imagem faz referências ao nome
de um conhecido filme nacional. Esse tipo de “diálogo” entre textos é chamado
de
a) publicidade.
b) plágio.
c) cópia.
d) intertextualidade.
Observe o famoso quadro “Moça com Brinco de
Pérola” do pintor Johannes Vermeer (à direita) e uma paródia desse quadro:
3 Podemos dizer que é objetivo das
paródias, em geral,
a) copiar o original.
b) provocar humor.
c) emocionar.
d) informar.
Observe a figura e responda à questão:
4. Nesta imagem observamos a
intertextualidade com a paráfrase “O barato sai caro”. A finalidade dessa
paráfrase é
a) mostrar que o barato pode sair caro,
pois pode comprometer a qualidade.
b) mostrar que o barato pode sair caro,
pois fica-se muito tempo parado.
c) mostrar que algo pode parecer barato
mas é caro.
d) mostrar que algo que é barato pode
insuficiente.
Leia e depois resolva à questão:
5.Nesta publicidade a intertextualidade
objetiva
a) convencer o consumidor.
b) iludir  o consumir.
c) mostrar o consumo do produto.
d) provar que todos usam o produto.
Leia:
6. A que gênero pertence? 
7. De que forma ele foi construído?
Explique: 
8. Qual o objetivo de quem o
produziu? A que público se destina?
9. Justifique o emprego do sinal de aspas,
em:
“O
SUCESSO NÃO ME FEZ PERDER A CABEÇA”




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