ATIVIDADES DE FIXAÇÃO - TIPOS DE FRASE

 





 ESCOLA MUNICIPAL: MARIA VIEIRA BARBOSA

ANO: 6º

 DATA: 26 A 30 DE JULHO

IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: TURMA 606,607 e 608 2º BIMESTRE

PROFESSOR: CÁTIA SIRLENE MUNIZ

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA

OBJETOS DE CONHECIMENTO: ATIVIDADES DE FIXAÇÃO - TIPOS DE FRASE

HABILIDADES  H228. Selecionar, a partir da intenção comunicativa, a forma mais eficiente de elaboração de frases: nominais ou verbais.

CARGA HORÁRIA: 4 horas                                  

DIA (S) DA (S) SEMANA: SEGUNDA- FEIRA 26/07 - 1º E 2º HORÁRIOS

                                           QUARTA-FEIRA 28/07 - 1º E 2º HORÁRIOS                                                                                                         

ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

ATIVIDADES

01 – Que tipo de frase é: “Como se chama o teu gato?”

      

02 – Que tipo de frase é: “O Pedro vai para a escola.”

   

03 – Que tipo de frase é: “Que lindo gatinho!”

      

04 – Marque a alternativa que apresenta frase exclamativa:

a)   (  ) Os casais saíram para jantar?

b)   (  ) Bons ventos o levem!

c)   (  ) Janine não foi na igreja.

d)   (  ) Recebi o dinheiro.

 

05 – Escreva uma frase negativa.

     

06 – Escreva A para as frases afirmativas e N para as frases negativas.

     (  ) Eu não posso comer chocolate.

     (  ) Ouço o canto dos pássaros.

     (  ) O carro avançou o sinal.

     (  ) Você não estudou a lição.

 

07 – Transforme as frases afirmativas em negativas.

a)   A polícia segue o ladrão.

     

b)   Mauro está estudando no quarto.

   

c)   Eu sinto, eu vejo, eu ouço!

   

d)   Eu gosto de ouvir os carros passando.

 

08 – Com as palavras abaixo, forme frases interrogativas e exclamativas.

        

Siga o modelo: Bola: De quem é esta bola?

                                          Que bola suja!

 

a)   Caneta:                       b)   Casa:                                c)   Presente:

 

d)   Sorvete:                     e)   Caderno:                                          f)    Carro:  

 

9. Informe o tipo de cada frase a seguir.

a) Tina é uma menina inteligente.
b) Tome jeito, menino!
c) Ufa! Que alívio!
d) Você gostaria de fazer a leitura?

10. Numere de acordo com a intenção que o locutor teve ao dizer as frases a seguir.

(1) É bom que você estude, menino!
(2) Que horas são?
(3) Português é fácil de aprender.
(4) Que maravilha!
(5) Desça dessa árvore agora, garoto!
(6) Por gentileza, me dê sua mão.

(   ) Dar uma informação.
(   ) Exprimir uma admiração.
(   ) Fazer um pedido.
(   ) Dar um conselho.
(   ) Fazer uma pergunta.
(   ) Dar uma ordem.

 


 

Leia a tirinha abaixo para responda a questão 11.

11. Considerando os tipos de frases (afirmativa, exclamativa, imperativa e interrogativa), retire da tirinha uma frase interrogativa.

 

12. Marque as alternativas que apresentam as condições para um enunciado ser considerado frase.

(   ) Iniciar com letra maiúscula

(   ) Terminar com algum tipo de pontuação.

(   ) Dizer coisas interessantes.  

(   ) Ter sentido completo.

 

 

BOA ATIVIDADE!


Postar um comentário

0 Comentários