INTRODUÇÃO – ARTIGO

 


 ESCOLA MUNICIPAL: MARIA VIEIRA BARBOSA

ANO: 6º

 DATA: 16 A 20 DE AGOSTO

IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: TURMA: 606, 607 E 608   3º BIMESTRE

PROFESSOR: CÁTIA SIRLENE MUNIZ

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA

OBJETOS DE CONHECIMENTO: INTRODUÇÃO – ARTIGO

HABILIDADES H122. Diferenciar os artigos definidos dos indefinidos, escolhendo o mais adequado à construção de sentido de um determinado texto

CARGA HORÁRIA: 4 horas                                  

DIA (S) DA (S) SEMANA: SEGUNDA- FEIRA 16/08- 1º E 2º HORÁRIOS

                                           QUARTA-FEIRA  18/08- 1º E 2º HORÁRIOS                                                                                                         

ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO









Artigo Definido e Indefinido

    Os artigos definidos e indefinidos são tipos de artigos. Lembre-se que os artigos são palavras que vêm antes do substantivo, determinando seu número (singular ou plural) e seu gênero (feminino ou masculino).

Artigo definido

Os artigos definidos (o, a, os, as) definem ou individualizam, de forma precisa, os substantivos, seja uma pessoa, objeto ou lugar.


Exemplos:

O garoto foi jantar na casa dos pais.                              Ganhamos a bicicleta que esperávamos.

Luísa aproveitou para rever os amigos.                         As meninas foram viajar.

Artigo indefinido

Os artigos indefinidos (um, uma, uns, umas) determinam de maneira vaga, indeterminada ou imprecisa, uma pessoa, objeto ou lugar ao qual não se fez menção anterior no texto.


Exemplos:

Um dia iremos nos encontrar.                                           Uma certa tarde saímos para caminhar.

Joana convidou para a festa uns amigos estrangeiros.    Comprei umas camisas para seu aniversário.

 

Atividades

1)Observe as frases abaixo e circule os artigos presentes nelas. Depois, classifique-os.

 a) Meu pai tem uns amigos ingleses.

 b) Uma vivenda é uma casa independente, geralmente muito grande.

c) Os óculos que eu comprei são bem coloridos.

d) Não pude encontrar a minha amiga ontem.

e) Paulo tem umas gravatas muito esquisitas.


Observe a tirinha de Sarah Andersen e responda às questões de 2 e 3:

 2. Observe a tirinha de Sarah Andersen e responda:

a) Encontre dois artigos na tirinha acima e, logo em seguida, classifique-os:

 b) Observe o título da tirinha de Sarah Andersen. Faça um teste: empregue artigos definidos e artigos indefinidos antes do substantivo “roupa”. O sentido se mantém o mesmo? Justifique sua resposta.

3. Observe as frases abaixo e circule os artigos presentes nelas. Depois, classifique-os.

 a) Meu pai tem uns amigos ingleses.

 b) Uma vivenda é uma casa independente, geralmente muito grande.

c) Os óculos que eu comprei são bem coloridos.

d) Não pude encontrar a minha amiga ontem.

e) Paulo tem umas gravatas muito esquisitas.

4) Complete a história abaixo com artigos definidos e indefinidos quando necessário.

   Somos ______ família feliz. Temos _____ trabalho desejado e  ______ casa dos nossos sonhos. Nela temos ____ quarto grande para nós e outros dois menores para nossos filhos.  Além disso, temos _____ cozinha, _____jardim,____ quintal, ____ varanda, entre outras coisas. ______ minha esposa fala muitas línguas porque gosta muito de viajar e eu acabei aprendendo algumas, mas prefiro ficar em casa. Semana que vem nós vamos passar as férias no país predileto da minha mulher: ___ França! Mas preciso aprender um pouco de francês. ______ agente de viagens me aconselhou a estudar  ______ língua francesa, pois é muito difícil. Porém, o que eu estou detestando é que a viagem vai durar umas 12 horas, ou mais.

5) Classifique os artigos destacados de acordo com o código representado:

A – artigo definido
B – artigo indefinido

a- Uns alunos chegaram mais cedo à escola (   ).  
b- O bem sempre vencerá o mal ( 
   ).
c- Preciso de uma explicação para o fato (  
 ).
d- Chegaram as encomendas ( 
  ).
e- Nesta loja vendem-se uns artigos importados ( 
   ).

 

Texto para as questões de 6 a 10

Era uma vez o tempo

    O tempo do tic tac do relógio e do alarme de despertar. O tempo que dura o dia. Que a gente tem para terminar uma prova. Ou o tempo que dura um filme. O tempo que surgiu junto com tudo mais que existe. Porque, em todo _____ universo, só existem três coisas: energia (e toda a matéria que existe e que forma as estrelas, os planetas e você), espaço e tempo.

    O tempo surgiu. O tempo passou e surgiu o nosso Sol. Surgiu a Terra. A vida. E finalmente os seres humanos. E a gente se encontrou, então, com esse protagonista, que é o senhor de tudo!

Luiza Lages.

 6) Observe esta passagem do texto: “Ou o tempo que dura um filme.”

 

Nessa passagem, há um artigo que dá um sentido determinado:

(     ) ao substantivo “tempo”.   (     ) ao substantivo “filme”.

(     ) ao substantivo “tempo” e ao substantivo “filme”.

 

7) Identifique, no início do texto, a palavra que é a contração da preposição “de” com o artigo definido “o”:

 

8) Complete o espaço a seguir com o artigo que define o substantivo “universo”:

 

“Porque, em todo _____ universo, só existem três coisas […]”

9) No trecho “[…] forma as estrelas, os planetas […]”, os artigos têm em comum:

 

(     ) o gênero.                                      (     ) o número.                     (     ) o gênero e o número.

 

10) Na passagem “E a gente se encontrou, então, com esse protagonista […]”, o artigo definido compõe a expressão destacada, que é de uso:

 

(     ) formal.                               (     ) informal.                                              (     ) regional.

Leia a tirinha:


11) Toda a construção de sentido dessa tirinha se dá a partir da utilização de duas palavras diferentes que acompanham o substantivo “cachorro”. Que palavras são essas?

12 Como se classificam essas palavras? 

 

BOA ATIVIDADE!

Cara aluna, Caro aluno, Recebemos cada um de vocês com muito orgulho e desejamos que sempre se orgulhem da nossa Escola, pois além dela ser um bom exemplo a ser seguido, ela sempre busca mostrar-lhes que nossa alegria não é passageira, nossa alegria se fundamenta na esperança, no conhecimento, na fé e na certeza que a Educação é o caminho mais seguro para fazer o homem um ser melhor. Basta você querer!

Parabéns a todos os estudantes, que Deus os abençoe sempre!

APLAUSOS PARA TODOS!!!

Ter metas e sonhos nos ajuda a sermos mais felizes e saudáveis ao longo de toda a vida.


Postar um comentário

0 Comentários