ESCOLA MUNICIPAL:
MARIA VIEIRA BARBOSA |
||
ANO: 6º |
DATA: 16 A
20 DE AGOSTO |
|
IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: TURMA:
606, 607 E 608 3º BIMESTRE |
||
PROFESSOR: CÁTIA SIRLENE MUNIZ |
||
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA
PORTUGUESA |
||
OBJETOS DE CONHECIMENTO: INTRODUÇÃO – ARTIGO |
||
HABILIDADES H122. Diferenciar os artigos definidos dos
indefinidos, escolhendo o mais adequado à construção de sentido de um
determinado texto |
||
CARGA HORÁRIA: 4 horas |
DIA (S) DA (S) SEMANA: SEGUNDA-
FEIRA 16/08- 1º E 2º HORÁRIOS
QUARTA-FEIRA 18/08- 1º E 2º
HORÁRIOS
|
|
ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: FAÇA AS
ATIVIDADES NO CADERNO |
Artigo Definido e Indefinido
Os artigos definidos e indefinidos são
tipos de artigos. Lembre-se que os artigos são palavras que vêm antes do
substantivo, determinando seu número (singular
ou plural) e seu gênero (feminino
ou masculino).
Artigo definido
Os artigos definidos (o, a, os, as) definem ou individualizam, de forma
precisa, os substantivos, seja uma pessoa, objeto ou lugar.
Exemplos:
O garoto foi
jantar na casa dos pais. Ganhamos a bicicleta que esperávamos.
Luísa aproveitou
para rever os amigos. As meninas foram viajar.
Artigo indefinido
Os artigos indefinidos (um, uma, uns, umas) determinam de maneira vaga, indeterminada
ou imprecisa, uma pessoa, objeto ou lugar ao qual não se fez menção anterior no
texto.
Exemplos:
Um dia iremos
nos encontrar. Uma certa tarde saímos para caminhar.
Joana convidou para a festa uns amigos
estrangeiros. Comprei umas camisas para seu aniversário.
Atividades
1)Observe as frases abaixo e circule os artigos presentes
nelas. Depois, classifique-os.
a) Meu pai tem uns
amigos ingleses.
b) Uma vivenda é uma
casa independente, geralmente muito grande.
c) Os óculos que eu comprei são bem coloridos.
d) Não pude encontrar a minha amiga ontem.
e) Paulo tem umas gravatas muito esquisitas.
Observe a tirinha de Sarah Andersen e responda às questões
de 2 e 3:
2. Observe a tirinha
de Sarah Andersen e responda:
a) Encontre dois artigos na tirinha acima e, logo em
seguida, classifique-os:
b) Observe o título
da tirinha de Sarah Andersen. Faça um teste: empregue artigos definidos e
artigos indefinidos antes do substantivo “roupa”. O sentido se mantém o mesmo?
Justifique sua resposta.
3. Observe as frases abaixo e circule os artigos presentes
nelas. Depois, classifique-os.
a) Meu pai tem uns
amigos ingleses.
b) Uma vivenda é uma
casa independente, geralmente muito grande.
c) Os óculos que eu comprei são bem coloridos.
d) Não pude encontrar a minha amiga ontem.
e) Paulo tem umas gravatas muito esquisitas.
4) Complete a história abaixo com artigos definidos e indefinidos quando
necessário.
Somos ______ família feliz. Temos _____ trabalho desejado e ______
casa dos nossos sonhos. Nela temos ____ quarto grande para nós e outros dois
menores para nossos filhos. Além disso, temos _____ cozinha,
_____jardim,____ quintal, ____ varanda, entre outras coisas. ______ minha
esposa fala muitas línguas porque gosta muito de viajar e eu acabei aprendendo
algumas, mas prefiro ficar em casa. Semana que vem nós vamos passar as férias
no país predileto da minha mulher: ___ França! Mas preciso aprender um pouco de
francês. ______ agente de viagens me aconselhou a estudar ______ língua
francesa, pois é muito difícil. Porém, o que eu estou detestando é que a viagem
vai durar umas 12 horas, ou mais.
5) Classifique os
artigos destacados de acordo com o código representado:
A – artigo definido
B – artigo indefinido
a- Uns
alunos chegaram mais cedo à escola (
).
b- O bem sempre vencerá o mal ( ).
c- Preciso de uma explicação para o fato ( ).
d- Chegaram as encomendas ( ).
e- Nesta loja vendem-se uns artigos importados ( ).
Texto para as questões de 6 a 10
Era uma vez o tempo
O tempo do tic tac do relógio e do alarme de despertar. O
tempo que dura o dia. Que a gente tem para terminar uma prova. Ou o tempo que
dura um filme. O tempo que surgiu junto com tudo mais que existe. Porque, em
todo _____ universo, só existem três coisas: energia (e toda a matéria que
existe e que forma as estrelas, os planetas e você), espaço e tempo.
O tempo surgiu. O tempo passou e surgiu o nosso Sol.
Surgiu a Terra. A vida. E finalmente os seres humanos. E a gente se encontrou,
então, com esse protagonista, que é o senhor de tudo!
Luiza Lages.
6) Observe
esta passagem do texto: “Ou o tempo que dura um filme.”
Nessa
passagem, há um artigo que dá um sentido determinado:
( )
ao substantivo “tempo”. (
) ao substantivo “filme”.
( ) ao substantivo “tempo” e ao
substantivo “filme”.
7) Identifique, no início do
texto, a palavra que é a contração da preposição “de” com o artigo definido
“o”:
8) Complete o espaço a seguir com o artigo que define o substantivo
“universo”:
“Porque,
em todo _____ universo, só existem três coisas […]”
9) No trecho “[…] forma as estrelas, os planetas […]”, os artigos
têm em comum:
( ) o gênero. (
) o número. (
) o gênero e o número.
10) Na passagem “E a gente se encontrou, então, com
esse protagonista […]”, o artigo definido compõe a expressão destacada, que é
de uso:
(
) formal. (
) informal. (
) regional.
Leia a tirinha:
11) Toda a construção de sentido dessa tirinha se dá a partir da utilização de duas palavras diferentes que acompanham o substantivo “cachorro”. Que palavras são essas?
12 Como se classificam essas palavras?
BOA ATIVIDADE!
Cara
aluna, Caro aluno, Recebemos cada um
de vocês com muito orgulho e desejamos que sempre se orgulhem da nossa Escola,
pois além dela ser um bom exemplo a ser seguido, ela sempre busca mostrar-lhes
que nossa alegria não é passageira, nossa alegria se fundamenta na esperança, no
conhecimento, na fé e na certeza que a Educação é o caminho mais seguro para
fazer o homem um ser melhor. Basta você querer!
Parabéns a todos os estudantes, que Deus os
abençoe sempre!
APLAUSOS PARA TODOS!!!
Ter metas e sonhos nos ajuda a sermos mais felizes e saudáveis ao longo
de toda a vida.
0 Comentários
Obrigado por sua mensagem. Em breve responderemos.