Atividades 16 a 20 de agosto

 

Leia o texto e responda às atividades abaixo:

Mafalda








A menina mais crítica dos quadrinhos teria hoje 40 anos se não tivesse sido aposentada aos oito anos por seu criador. É que Quino a fez envelhecer em tempo real (durante os anos em que a publicou). Mafalda tinha um espírito crítico e uma sagacidade típica das crianças de raciocínio rápido. Possuía um globo (o mundo) doente em casa e ouvia sempre o noticiário do jornal tendo uma excelente tirada para cada nova notícia. Muitos anos antes do jargão de Garfi eld sobre as segundas-feiras, Mafalda já odiava sopa. Na música, porém, era apaixonada pelos Beatles. Tinha um irmão inocente a quem apresentava o mundo aos poucos, o pequeno Guille. Três colegas e amigos de escola: Suzanita (uma conservadora de classe média, cuja principal preocupação era casamento e filhos); o neurótico Filipo, cuja angústia paralisava seus sentidos (e refugiava-se nas fantasias do seu herói Cavaleiro Solitário); Manolito (filho do rude dono do mercado, com quem aprendia a tamancadas os duros valores capitalistas). Conheceu seu grande parceiro e alma gêmea durante umas férias na praia: Miguelito. Talvez tenha se casado com ele... Se bem que não consigo pensar na Mafalda casando. Talvez esteja amancebada, quem sabe? Difícil saber, já que seu criador, como disse se nega a dar-nos notícias dela desde 1973. Quino, na verdade, tem um certo mal-estar com a ênfase que a personagem tem até hoje no mundo e que obscurece a longa produção de cartuns feita por ele desde então. Apesar da atualidade inegável da jovem Mafalda, ainda assim é preciso reconhecer que Quino continua produzindo de modo genial seus cartuns. Verdadeiras obras-primas da crítica ao homem moderno (ou será pós- moderno?)

 www.sobresites.com/quadrinhos/personagens/mafalda.htm

1- O texto lido pode ser caracterizado como literário ou informativo?

 

2-  Quem são os personagens que fazem parte do contexto de Mafalda?

 

3-  O que Mafalda mais gosta de fazer?

 

4- Que características marcam com mais ênfase a personagem?

 

5- O que Mafalda não gosta em hipótese alguma?

 

6- Qual das personagens tem mais aproximação com Mafalda?

 

7- Que personagens fazem parte de sua família?

 

8- Em “Mafalda tinha um espírito crítico e uma sagacidade típica das crianças de raciocínio rápido.” A palavra “sagacidade” no trecho é um tipo de linguagem

(A) científica.

(B) coloquial.

(C) culta.

(D) regional.

9-“... e uma sagacidade típica das crianças de raciocínio rápido.” A palavra destacada pode ser substituída por

(A) astúcia.

(B) criatividade.

(C) rebeldia.

(D) tolerância.

 

10-Em “Possuía um globo (o mundo) doente em casa e ouvia sempre o noticiário do jornal...” Os parênteses usados no trecho foram usados para

(A) exclamar.

(B) explicar.

(C) interrogar.

(D) interromper.





 EXERCÍCIOS

11- Leia com muita atenção as palavras abaixo  e transcreva o que se pede.

 

Livro, Aroeira (bairro), aroeira (planta) rapaz, Macaé, Andréia, fome, fada, clube, amor, peixe, canário- da- terra, calor, beleza, raiva, dor, motorista, dragão, Espanha, couve-flor, rapidez, coqueiro, ataque, maldade, beijo, Marcelo, anel, briga, frio

 

a) substantivos que dão nomes a lugares:

.......................................................................................................................

b) substantivos que dão nomes a objetos, animais ou plantas:

.........................................................................................................................

c) substantivos que nomeiam seres humanos (pessoas):

.....................................................................................................................

d) substantivos que designam seres imaginários:

........................................................................................................................

e) substantivos que nomeiam sentimentos:

.....................................................................................................................

f) substantivos que dão nomes a qualidades ou características físicas:

.....................................................................................................................

g) substantivos que nomeiam sensações físicas:

.......................................................................................................................

h) substantivos que designam ações:

.......................................................................................................................

 

12- Transcreva do exercício anterior :

a) dois substantivos próprios: ...........................................................................

b) dois substantivos comuns: ...........................................................................

 


Postar um comentário

0 Comentários