| 
    ESCOLA MUNICIPAL:
  MARIA VIEIRA BARBOSA  | 
 ||
| 
   ANO: 9º   | 
  
    DATA: 02 A
  04 DE AGOSTO  | 
 |
| 
   IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: TURMA:
  905 2º BIMESTRE  | 
 ||
| 
   PROFESSOR: CÁTIA SIRLENE MUNIZ  | 
 ||
| 
   COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA
  PORTUGUESA  | 
 ||
| 
   OBJETOS DE CONHECIMENTO: ATIVIDADE DE FIXAÇÃO -
  CHARGE  | 
 ||
  HABILIDADES EF89LP03: Analisar textos de opinião (artigos de
  opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de
  redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e
  fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a
  esses textos.
   | 
 ||
| 
   CARGA HORÁRIA: 4 horas                                     | 
  
   DIA (S) DA (S) SEMANA: SEGUNDA-
  FEIRA 26/07- 1º E 2º HORÁRIOS                                            QUARTA-FEIRA  28/07-  1º E 2º HORÁRIOS                                                                                                         
    | 
 |
| 
   ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: FAÇA AS
  ATIVIDADES NO CADERNO  | 
 ||
 Leia, atentamente,
as CHARGES a seguir:
CHARGE 1
CHARGE 2
1.Em relação às CHARGES 1, 2 e 3, responda: 
a. Quem as escreveu?
b. Para quem foram escritas? 
c. Onde foram publicadas? 
d. Qual a finalidade das
CHARGES, isto é, com que objetivo você acha que os autores escreveram as
CHARGES 1, 2 e 3?
 e. Qual é o assunto das CHARGES 1, 2 e 3?
2.Em relação às CHARGES 1, 2 e
3, identifique: 
O fato que deu origem à CHARGE
1:
O fato que deu origem à CHARGE
2: 
O fato que deu origem à CHARGE
3:
3.O chargista faz uma crítica
ou reflexão em relação a um fato atual, que precisa ser identificado pelo
leitor. 
Qual é a crítica/reflexão
feita nas CHARGE 1?
Qual é a crítica/reflexão
feita nas CHARGE 2?  
Qual é a crítica/reflexão
feita nas CHARGE 3? 
4. Qual é a sua opinião a
respeito dos fatos, críticas e/ou reflexões expressos nas CHARGES 1, 2 e 3?
Você concorda com a opinião dos chargistas? Desenvolva um parágrafo sobre isso.
5.Em relação à CHARGE 2: você
deve ter percebido que o texto está dividido em três quadros – ANTES,
QUARENTENA, DEPOIS. Explique essa organização temporal do texto, observando
também as imagens presentes em cada cena. · Na
sua opinião, pode-se dizer que a CHARGE 2 narra uma história? Se sim, que
história é essa e qual a sua relação com o contexto atual em que estamos
vivendo?
6.Em relação à CHARGE 3: você
consegue perceber a relação entre a CHARGE 3 e outro texto conhecido? Que texto
é este? Por que os personagens estão com saudades do lobo? Explique.
Leia a charge abaixo para responder as próximas questões:
7.Esse texto foi escrito para
a) (  ) dar uma dica.                    b) (  ) defender uma
opinião
c) (  ) fazer uma crítica.              d) (  ) transmitir um
ensinamento.
8.Em que consiste o humor nessa charge?
9.O verbo “mudar”, na charge, tem o mesmo
significado para ambos os personagens?
10.Da charge apresentada podemos inferir que o ser
humano precisa
a.(  ) ler mais jornais para saber sobre as
leis que vigoram no país e mudar de casa sempre que for necessário.
b.(  ) estar a par dos acontecimentos
ambientais e procurar mudar de vida, levando em consideração a opinião alheia.
c.( ) mudar suas atitudes ante o consumo excessivo
e levar em conta suas escolhas de forma a respeitar o meio ambiente.
d.(  ) alterar seus hábitos para poder viver
de maneira tranquila e saudável, não preservando o meio ambiente e a sua vida
em particular.
11.No trecho “Vamos ter que mudar?” o ponto de
interrogação (?) foi usado para
a) ( ) indicar uma pergunta.
b) ( ) revelar um entusiasmo.
c) ( ) marcar uma pausa completa.
d) ( ) expressar sentimento de tranquilidade.
12. A palavra “hábitos”, transcrita da charge, é acentuada
pela mesma razão que a seguinte palavra
a) (  ) Tietê.
b) (  ) egoísmo.
c) (  ) também.
d) (  ) hidrelétrica.
BOA ATIVIDADE!
E não se esqueça: Lavar as mãos é um ato que
salva vidas!



0 Comentários
Obrigado por sua mensagem. Em breve responderemos.