Atividades 14 a 19 de junho

 


 ESCOLA MUNICIPAL: Maria Vieira Barbosa

ANO: 2021

 DATA: 14 a 19 de junho

IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: 602, 603, 604 e 605

PROFESSOR: Mércia Marques

COMPONENTE CURRICULAR: Língua portuguesa

OBJETOS DE CONHECIMENTO:

- variedades linguísticas

- Ortografia

HABILIDADES:  - Reconhecer que há na língua diferentes formas de uso as quais são comuns na comunicação.

                                    - Observar para escrever respeitando as regras ortográficas.

 

CARGA HORÁRIA:           4h                           

DIA (S) DA (S) SEMANA: 2ª -  1º e 2º horários 

                                          4ª -  1º e 2º horários

ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: - As atividades devem ser feitas pelo aluno no caderno

- É necessário copiar os enunciados das questões (Não é necessário copiar o texto)

- Não se esqueça: copie as atividades utilizando caneta, porém responda a lápis


1- Copie o diálogo  e complete os espaços com: mais ou mas

Pedrinho liga para o pai:

_Pai, você vai chegar______ cedo hoje?

_Não sei,_______ por que você quer saber?

_Nada não, pai.

E o menino continua:

_Pai, você gosta mais de nadar ou de correr?

_Nadar, sem dúvida.

_Sabia...

_ _____não estou entendendo porque você quer saber isso agora.

Pedrinho arrisca uma pergunta:

_ Pai, você gostaria de ter uma piscina em casa?

_Claro!

_ Ainda bem, porque hoje de manhã saí_______ apressado do que o normal e esqueci a torneira da pia aberta!

 

2- Escreva nos espaços mal ou mau de acordo com as regras estudadas:

a) A firma possuía um ........ administrador.
b) Ficamos preocupados.......... ouvimos a notícia.
c) O ..... está sempre à nossa volta.
d)  Eu ....... compreendia o que estava acontecendo.
e) ..... saímos de casa, quase fomos assaltados.
f)  Antônio fala ......o Inglês.
g)  Não seja pessimista, nem todo o político é .......
h)  O combate entre as forças do bem e do .........é eterno.
i)  Ele jamais entenderá o....... que causou a todos.
j)  Está com um .....incurável.

3- Leia a crônica “Sketches”, de Luís Fernando Veríssimo.

Dois homens tramando um assalto.

- Valeu, mermão? Tu traz o berro que nóis vamo rendê o caixa bonitinho. Engrossou, enche o cara de chumbo.
Pra arejá.
- Podes crê. Servicinho manero. É só entrá e pegá.
- Tá com o berro aí?
- Tá na mão.
Aparece um guarda.
- Ih, sujou. Disfarça, disfarça...
O guarda passa por eles.
- Discordo terminantemente. O imperativo categórico de Hegel chega a Marx diluído pela fenomenologia de Feurbach.
- Pelo amor de Deus! Isso é o mesmo que dizer que Kierkegaard não passa de um Kant com algumas sílabas a mais. Ou que os iluministas do século 18...
O guarda se afasta.
- O berro, tá recheado?
- Tá.
- Então, vam lá!

Com relação à noção de variações linguísticas e sobre o texto lido, responda:

4- Os dois assaltantes usam a gíria típica de malandros e mudam o nível de linguagem para disfarçar quando o guarda se aproxima. Por que eles fazem isso?

 

5- Quando o guarda se aproxima, os dois malandros passam a falar sobre filosofia, para tratar sobre este tema eles utilizam uma linguagem mais simples, informal ou uma linguagem mais culta e formal? Por quê?


6- O que é revelado sobre a forma de falar das pessoas de baixa escolaridade, como estes assaltantes, por exemplo?

 

7- Diante do ocorrido no texto sobre a forma de falar dos assaltantes e a maneira como conseguiram escapar dos guardas, você acha que houve preconceito linguístico? Explique.

 

8- Escreva LF para (linguagem formal) e LI ( para linguagem informal:

Analise qual linguagem deveremos utilizar nas situações abaixo:

 

a) (   ) Ao conversar com um amigo.

b) (   ) Ao conversar com a diretora da escola.

c) (   ) Ao escrever uma carta para uma autoridade.

d) (   ) Ao escrever uma carta para o namorado(a).

e) (   ) Ao conversar com um professor.

f) (   ) Ao conversar com meu irmão.

g) (   ) Ao conversar com vários amigos.

h) (   ) Ao redigir um texto para um concurso.

i) (   ) Ao conversar no telefone com um juiz.

 

 Leia o texto abaixo para responder às questões:


Sapassado, era sessetembro, taveu na cuzinha tomando uma  pincumel  e cuzinhando um kidicarne  cumastumate  pra fazer uma macarronada cum galinhassada. Quascaí de susto quanduvi um barui  vinde  denduforno  parecenum tidiguerra.  A receita  mandopô midipipoca  denda galinha  prassá. O forno isquentô, o mistorô, e a  galinhispludiu! Nossinhora! Fiquei branco quinein  um lidileite. Foi um trem  doidimais!

    Quascaí dendapia! Fiquei sensabê doncovim, noncotô, proncovô. Ópceve quilocura!

    Grazadeus  ninguém  semaxucô!

 

NATUREZA E CULTURA (Fonte: ARANHA, M.L. & MARTINS, M.H. A     cultura. In: Filosofando: introdução à filosofia. SP: Moderna, 1993, p.2-8)

 9- A partir  da forma de falar do personagem do texto, podemos dizer que ele pertence  a qual região do Brasil?

 

10- O texto está escrito:

(   ) na linguagem formal

(   ) na informal

 

11- Traduza o trecho a seguir e faça as correções necessárias.

“Fiquei sem sabê doncovim, noncotô , proncovô” .

Responda por que a personagem ficou assim?

 

12- A fala da personagem é proveniente de um matuto e, apesar dos erros é possível afirmar que ele está cometendo um erro gravíssimo ao falar dessa maneira? Ele deveria falar de maneira correta? Explique com argumentos convincentes.

 

 


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