Atividade sobre Preconceito Linguístico


ESCOLA MUNICIPAL MARIA VIEIRA BARBOSA “CAIC”

 

ANO/MODULO: 9º ANO

ATIVIDADE  – INTRODUÇÃO

DATA:   10/05 a 14/05/2021

IDENTIFICAÇÃO DA TURMA: 905

PROFESSOR(A): Cátia Sirlene

 

CAMPO DE EXPERIÊNCIA/COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

 

 

OBJETOS DE CONHECIMENTO:  PRECONCEITO LINGUÍSTICO

 

HABILIDADES: EF69LP55 – Reconhecer as variedades da língua.

                                                                                                                                                                                                                                                                                    

CARGA HORARIA: 4h

DIA DA SEMANA: Segunda-feira, 10/05 (1º e 2º horários)

 

ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: • Esta atividade deve ser feita pelo aluno no caderno.

• Colar a folha no caderno e escrever só as respostas (caso não queira colar a folha, deverá copiar as perguntas e escrever a resposta mais adequada).

 

 

QUESTÃO 01 –  Reproduza o quadro abaixo em seu caderno e complete-o de acordo com o aprendizado sobre VARIAÇÃO LINGUÍSTICA.

VARIAÇÕES

CONCEITO

CARACTERÍSTICAS

EXEMPLO

 

 

 

Mandioca, macaxeira, aipim

 

Trasnforma-se de acordo com tempo.

 

 

Variedade Social

 

 

 

 

 

Ocorre de acordo com o contexto.

 

 Leia a letra da música abaixo e responda o que se pede:

Malandramente,

A menina inocente

Se envolveu com a gente

Só pra poder curtir

Malandramente,

Fez cara de carente

Envolvida com a tropa

Começou a seduzir

Malandramente,

Meteu o pé pra casa

Diz que a mãe tá ligando

Nós se vê por aí

QUESTÃO 2 - Qual o significado da expressão “Só pra poder curtir”?

QUESTÃO 3 - Que sentido a palavra “malandramente” dá a história contada na música?

QUESTÃO 4 - Que variedade linguística está presente nesta música?

QUESTÃO 5 - Qual o significado da expressão “Nós se vê por aí”?

QUESTÃO 06 – Leia os textos abaixo com muita atenção e depois escreva a qual variação linguística pertencem e justifique sua resposta com características específicas de cada variação.

a) “Aqui no Norte do Paraná, as pessoas chamam a correnteza do rio de corredeira. Quando a corredeira está forte é perigoso passar pela pinguela, que é uma ponte muito estreita feita, geralmente, com um tronco de árvore. Se temos muita chuva a pinguela pode ficar submersa e, portanto, impossibilita a passagem. Mas se ocorre uma manga de chuva, uma chuvinha passageira, esse problema deixa de existir.”

b) Antigamente

“Antigamente, as moças chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo sendo rapagões, faziam-lhes pé-de-alferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio."

                 Carlos Drummond de Andrade

c)  E aí mano? Ta a fim de dá uns rolé hoje?

Qual é! Vai topá a parada? Vê se desencana! Morô velho?

d) Vício na fala

Para dizerem milho dizem mio

Para melhor dizem mió

Para pior pió

Para telha dizem teia

Para telhado dizem teiado

E vão fazendo telhados.

 

Oswald de Andrade


 Leia o texto: 

Vc viu como ele xegô em kza hj? Tôdu lascadu. blz!

 

QUESTÃO 7- Provavelmente, onde poderíamos encontrar este texto?

QUESTÃO 8 - Em qual variação linguística ele poderia se classificar?

QUESTÃO 9 - Da maneira como o texto foi escrito ele cumpriu sua função comunicativa? Explique.

QUESTÃO 10 - Em que situações poderíamos usar este tipo de texto?

QUESTÃO 11 - Que variedade linguística (padrão ou informal) podemos ou devemos usar na seguinte situação social:

                   Um bilhete para a diretora da sua escola explicando o porquê da sua falta de hoje.

QUESTÃO 12 - Que variedade linguística (padrão ou informal) podemos ou devemos usar na seguinte situação social:    Falando sobre política num canal de televisão.

BOA ATIVIDADE!

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