Atividades 13 a 17 de setembro

 

Leia o texto para responder às questões de 1 a 4:

 

A lebre e a tartaruga


Esopo

A lebre vivia a se gabar de que era o mais veloz de todos os animais.

Até o dia em que encontrou a tartaruga.

– Eu tenho certeza de que, se apostarmos uma corrida, serei a vencedora – desafiou a tartaruga.

A lebre caiu na gargalhada.

– Uma corrida? Eu e você? Essa é boa!

– Por acaso você está com medo de perder? – perguntou a tartaruga.

– É mais fácil um leão cacarejar do que eu perder uma corrida para você – respondeu a lebre.

No dia seguinte a raposa foi escolhida para ser a juíza da prova. Bastou dar o sinal da largada para a lebre disparar na frente a toda velocidade. A tartaruga não se abalou e continuou na disputa. A lebre estava tão certa da

vitória que resolveu tirar uma soneca.

"Se aquela molenga passar na minha frente, é só correr um pouco que eu a ultrapasso" – pensou.

A lebre dormiu tanto que não percebeu quando a tartaruga, em sua marcha vagarosa e constante, passou.

Quando acordou, continuou a correr com ares de vencedora. Mas, para sua surpresa, a tartaruga, que não descansara um só minuto, cruzou a linha de chegada em primeiro lugar.

Desse dia em diante, a lebre tornou-se o alvo das chacotas da floresta.

Quando dizia que era o animal mais veloz, todos a lembravam de uma certa tartaruga...

Moral da história: Quem segue devagar e com constância sempre chega na frente.

 

O texto que você acabou de ler é uma fábula.

 

1) Quais são as personagens? O que as caracteriza?

 

2) As personagens emitem opiniões no texto. Identifique essas opiniões.

 

3) Por que a lebre não viu a ultrapassagem da tartaruga?

 

4) O que a moral da história  tem a ver como o que ocorreu entre a lebre e a tartaruga?

 

 Leia a página de  diário abaixo :

 

30 de junho

Querido diário,

FÉRIAAAAAAAAAAAAA

AAAAAAAAAAAAAAAAA

AAAAAAAAAAAAS!!!!!!!

Puxa, como demorou,

parecia que não ia chegar

nunca. Não via a hora de

jogar o material para cima

e relaxar, poder dormir

até mais tarde, ir para a

cama mais tarde e brincar

de escolinha com meu

irmãozinho.

5) Por que você acha que no texto a palavra férias aparece escrita de forma

diferente? Que efeito essa forma de escrever provoca?

 

6) Você acha que o menino do texto gosta da escola? Justifique, usando um trecho do texto.

 

7) Você já teve um diário ou conhece alguém que escreve em diários? Para quê eles servem?

 

8) Por que ao escrever em um diário é necessário anotar a data?

 

Leia a tirinha abaixo da personagem Mafalda:

 

 

 

9) Qual a diferença entre ser “o amigo” e ser “um amigo” no terceiro quadrinho?

 

10) Como você interpreta a expressão do menino no terceiro quadrinho?

 

11) Você percebeu que as letras do último quadrinho estão diferentes? O que será que isso significa?

 

12) Grife os substantivos nas frases abaixo e separe os substantivos grifados em primitivos ou derivados:

a.Minha irmãzinha é minha alegria.

 b . O casarão era a minha felicidade.

 c. Eu acho aquela mangueira bela .

 d.Veja a dor que devora o meu coração.

 e. Naquela rua há várias floriculturas.

 f. No pé da serra vivia um velhote.

Postar um comentário

0 Comentários