PONTUAÇÃO/ Projeto Dia do Estudante

 


 ESCOLA MUNICIPAL: MARIA VIEIRA BARBOSA

ANO: 9º

 DATA: 23 A 27 DE AGOSTO

IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: TURMA: 905       3º BIMESTRE

PROFESSOR: CÁTIA SIRLENE MUNIZ

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA

OBJETOS DE CONHECIMENTO: INTRODUÇÃO – PONTUAÇÃO/ Projeto Dia do Estudante

HABILIDADES  (EF89LP22) Compreender e comparar as diferentes posições e interesses em jogo em uma discussão ou apresentação de propostas, avaliando a validade e força dos argumentos e as consequências do que está sendo proposto e, quando for o caso, formular e negociar propostas de diferentes naturezas relativas a interesses coletivos envolvendo a escola ou comunidade escolar.

CARGA HORÁRIA: 4 horas                                  

DIA (S) DA (S) SEMANA: SEGUNDA- FEIRA 23/08- 1º E 2º HORÁRIOS

                                           QUARTA-FEIRA  25/08- 1º E 2º HORÁRIOS                                                                                                          

ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

Travessão

   O travessão é um sinal de pontuação usado para indicar o discurso direto ou para enfatizar trechos de textos.

  O travessão, assim como os demais sinais de pontuação, possui regras de uso específicas.

   O travessão (–) é um sinal de pontuação representado por uma barra na horizontal cuja finalidade é indicar o discurso direto ou enfatizar passagens de texto. 

Uso do travessão em discurso direto

   O travessão, assim como as aspas, pode ser utilizado para marcar a fala de personagens ou a mudança de interlocutor. Veja o exemplo:

— Bem-vindo ao Esmola's Drive-Thru.

— Como?

— Bem-vindo ao Esmola's Drive-Thru.

 

Observe, agora, neste exemplo (retirado de Vidas secas, de Graciliano Ramos) como esse sinal de pontuação é importante para distinguir a voz do personagem da voz do narrador (mudança de interlocutor):

Os juazeiros aproximaram-se, recuaram, sumiram-se. O menino mais velho pôs-se a chorar, sentou-se no chão.

— Anda, condenado do diabo! — gritou-lhe o pai.

 

Uso do travessão para dar ênfase a trechos de textos

Os travessões também são utilizados em alguns textos substituindo as vírgulas para intercalar trechos em que se pretende dar ênfase.

Veja:

O Brasil — um dos países mais violentos do mundo — não protege suas fronteiras como deveria. Elas são as principais portas de entrada de armas pesadas no país. Abastecidos por elas, organizações criminosas fazem frente à polícia e transformam os cidadãos em reféns.

O que é o duplo travessão?

O duplo travessão ocorre em duas situações:

o    Separar fala de personagem de trechos da narrativa. Veja:

Augusto disse:

— Vamos embora! — ligou o carro, mal esperou que todos entrassem e saiu em disparada.

o    Destacar passagens do meio da frase. Veja:

O Brasil — uma das maiores economias do mundo — provavelmente voltará ao mapa da fome da ONU.

Parêntese ou travessão?

Eles podem apresentar funções distintas. O travessão destaca ou dá ênfase à informação, e o parêntese indica que se trata de uma informação acessória. Isso ocorre, por exemplo, para indicar siglas:

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicou aumento da violência no país.

Os parênteses também podem trazer uma curiosidade, observação ou adendo:

Os adjetivos (determinantes do nome) exercem função de adjunto adnominal em relação ao substantivo (núcleo dos sintagmas nominais).

 

ATIVIDADES

1. Justifique a pontuação (travessão, parênteses e aspas) utilizada nos enunciados em destaque.

a) O médico ajoelhou-se diante do paciente (ele não costuma ser solícito com ninguém) e estendeu-lhe a mão. 

b) “Cale-se”, dizia ele a si mesmo com vergonha da situação.

c) Apresentaram o novo diretor da empresa – provavelmente um tirano – durante a reunião semanal. 

Leio o texto e responda à questão.

Canção do Exílio
Gonçalves Dias

[...]
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá,
Em cismar — sozinho, à noite —
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.”
[...]

2.Na estrofe da Canção do Exílio, poema de Gonçalves Dias, o emprego do travessão duplo indica:

a) citação    b) interrupção    c) intercalação    d) discurso direto    e) discurso indireto 

 

   Essa semana também vamos trabalhar texto que faz referência ao dia do Estudante. Vamos ler um texto com a origem do dia do estudante e a música Coração de Estudante.

 

A ORIGEM DO DIA DO ESTUDANTE

      O dia do estudante é comemorado em 11 de agosto, a mesma data em que foram instituídos os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do Brasil, por Dom Pedro I, no século XIX. Em razão dessa marcante decisão, sem anos após a citação desses cursos, em 1927, iniciou a data para se tornar o dia do estudante.

     Vários presidentes do nosso país, artistas e escritores se formaram nesses cursos; um na USP, através da escola do Lago São Francisco e o outro em Olinda, depois transferido para Recife. A faculdade mais próxima do Brasil era em Portugal, na cidade de Coimbra, e quem quisesse estudar em nível superior tinha que ir lá ou para outras localidades da Europa, a fim de concluir seus estudos. Isso antes da criação desses cursos no Brasil. As turmas iniciantes tinham poucos alunos e as estruturas das escolas eram bem simples, com salas feitas de taipa, no prédio do Convento de São Francisco. No ano de 1934 o curso foi incorporado pela Universidade de São Paulo – USP.

    Estudar é exercitar a memória para adquirir conhecimentos, aprender. Mas para que isso aconteça um estudante deve frequentar uma escola e participar das atividades propostas, fazer as tarefas de sala bem como as passadas para serem feitas em casa, além de estudar em casa os conteúdos que foram passados em sala de aula. Com o passar dos anos, passa a entender as matérias através da reflexão e da análise das mesmas.

    Os estudantes devem ser responsáveis com seus estudos, pois o sucesso profissional virá através de muita dedicação. Além disso, merecem todo respeito e consideração de seus familiares, pois é o seu trabalho.

    No Brasil, a educação é um problema social, pois não atende a demanda da quantidade de crianças e jovens eu deveriam ingressar nos estudos. As escolas não possuem estruturas física adequadas, além de faltar muitas vagas, fazendo com que um grande número de crianças e adolescentes não tenham a oportunidade de estudar.

    A educação é uma responsabilidade dos governantes e está na Constituição do nosso país, mas ainda está muito deficitária, com professores mal remunerados e um ensino de pouca qualidade. Tudo isso favorece a evasão e a repetência escolar.

3)Qual foi o motivo da escolha da data 11 de agosto ser Dia do Estudante?

4)Você concorda com a explicação sobre o que é estudar? Justifique.

5)Cite cinco qualidades que um estudante precisa ter para ser bem sucedido.

6)Escreva alguns problemas da educação citados no texto.

7) O que você achou do texto?

Leia a música Coração de Estudante de Milton Nascimento.

Assista ao vídeo da música Coração de Estudante: https://www.youtube.com/watch?v=pI734oE7iUw


Coração de estudante

 

Quero falar de uma coisa 

Adivinha onde ela anda

Deve estar dentro do peito

Ou caminha pelo ar

Pode estar aqui do lado

Bem mais perto que pensamos

A folha da juventude

É o nome certo desse amor

 

Já podaram seus momentos

Desviaram seu destino

Seu sorriso de menino

Quantas vezes se escondeu

Mas renova-se a esperança

Nova aurora, a cada dia 

E há que se cuidar do broto

Pra que a vida nos dê

Flor, flor e fruto

 

Coração de estudante

Há que se cuidar da vida

Há de se cuidar do mundo

Tomar conta da amizade...

Alegria e muito sonho

Espalhados no caminho

Verdes, planta e sentimento

Folhas, coração,

Juventude e fé. 


 

8) Justifique o título utilizado na canção acima, aproveitando para sugerir um outro:
9) Copie da música uma passagem que transmite esperança, explicando sua escolha:
10) Que mensagem a música transmite? Comente: 

Depois de ler e ouvir esta letra, eu gostaria que você desse uma atenção especial para o trecho: 

“Mas renova-se a esperança

Nova aurora a cada dia

E há que se cuidar do broto

Pra que a vida nos dê

Flor, flor e fruto”

Como podemos interpretar essa parteSerá que ela se encaixa no nosso momentoO que ele quis nos dizer nos dois últimos versos?

Sua tarefa é bem simples:

11 – Construa um pequeno parágrafo, contendo a estrutura: 
ideia principal ideias secundárias, apresentando sua interpretação para o trecho destacado;

12 – Faça um 
desenho que represente algum trecho da canção. 

Envie sua produção para o WhatsApp, colocando seu nome, sua turma. Capriche, que estou aguardando!

BOA ATIVIDADE!

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